top of page

Candidíase pode causar infertilidade?

  • Foto do escritor: Dr. Alexandre Farah
    Dr. Alexandre Farah
  • 28 de abr. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de jul. de 2018

Como médico especialista em Reprodução Humana Assistida, sempre existem perguntas reincidentes: Candidíase é uma delas!

O fungo Candida albicans, sob certas condições, transforma-se em vilão pois sendo um fungo habitante natural da flora vaginal da mulher, ele acaba se multiplicando desordenadamente em decorrência de alguns fatores como, clima quente e úmido e o sistema imunológico da mulher, que faz com que ele se propague levando a presença de sintomas bem incomodativos caracterizados da Candidíase.

A Candidíase do homem também precisa ser tratada, e o que é feito, nos casos mais comuns, é o uso de pomadas antifúngicas receitadas pelo médico e geralmente quando um dos dois cônjuges o possui, ambos necessitam de atenção.

Se a candidíase atrapalha as tentativas de gravidez e precisará de reprodução assistida ou inseminação artificial?

Dificilmente.

A candidíase não deixa a mulher infértil, assim, quem tem ou quem já a teve continuará podendo engravidar, a menos que existam outras complicações que seu médico poderá lhe informar.

Um fato frequente é que uma vez detetada a presença desta doença, e sendo tratada, as relações sexuais deverão ser evitadas até que ambos os parceiros estejam sadios, e essa diminuição na frequência de relações fará com que naturalmente o engravidamento seja adiado.


Fonte de todo o texto: http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2018/03/cadidiaseinfeccaourinaria.html#more


コメント


bottom of page