Endometrioma e fertilidade
- Dr. Alexandre Farah
- 16 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
O endometrioma é um cisto que, na maioria dos casos, acomete os ovários. Ele é preenchido por sangue envelhecido e pelo endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero).
O desenvolvimento desses cistos ocorre a partir das células endometriais alojadas indevidamente na superfície ovariana e podem atingir um ou ambos os ovários.
➡️ Sintomas:
-Dores durante as relações sexuais (dispareunia).
-Dor intensa durante ovulação ou menstruação.
-Dor pélvica do lado em que se encontram os cistos.
O surgimento e a intensidade destes sintomas variam de mulher para mulher e, por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente por um ginecologista

.
➡️ Qual o tratamento para o endometrioma?
A boa notícia é que o endometrioma tem cura. O tratamento varia de acordo com os sintomas, do tamanho do cisto e da análise de fertilidade da paciente. O diagnóstico pode ser feito através da ultrassonografia ou da tomografia computorizada.
IMPORTANTE:
Endometriomas são decorrentes de endometriose e com mais de 3 cm podem diminuir a quantidade de folículos ovarianos, que originam os óvulos, reduzindo assim a ovulação e as chances de uma gravidez espontânea.
☺️ Contudo, o endometrioma não parece influenciar na taxa de gravidez em técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, por isso, mulheres que não apresentam sintomas, geralmente não necessitam passar por uma cirurgia para tentar engravidar, podendo iniciar diretamente a estimulação ovariana.
Está precisando de mais informações? Entre em contato com a nossa clínica, teremos prazer de te ajudar.





Comentários