top of page

HISTEROSSALPINGOGRAFIA-O que faz ele ser tão versátil.

  • Foto do escritor: Dr. Alexandre Farah
    Dr. Alexandre Farah
  • 23 de jan. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2019

Sabe para que ele serve e o que faz este exame ser tão versátil?

É um exame baseado em imagem, que dura em média 15 a 20 minutos, utilizando radiografias sequenciadas com uso de um contraste aquoso, onde a precisão do diagnóstico permite avaliar se há obstrução tubária que impossibilitaria a passagem dos espermatozoides para fecundar o óvulo.

A HSG faz parte da rotina básica de investigação do casal infértil.


Histerossalpingografia na Infertilidade Joinville

A Histerossalpingografia pode ser dispensada em situações específicas, notadamente na indicação absoluta para FIV (Fertilização in vitro) em casos de azoospermia (ausência de espermatozoides)

O grande diferencial deste exame é a facilidade com que o resultado é visualizado.

Assim que o líquido de contraste acessa o sistema reprodutor, ele se espalha, mapeando e percorrendo o útero e as tubas. Isto fica registrado em inúmeras imagens, permitindo avaliar a anatomia das trompas e do útero. Sem o líquido, o resultado se assemelha a um raio-X comum que neste caso seria insuficiente para a visualização detalhada do interior do órgão feminino em questão.


O resultado consta de um laudo fornecido pelo médico radiologista e também das próprias imagens geradas( clique ao lado para ver algumas).

Este conjunto será analisado pelo ginecologista, que por sua vez indicará o melhor método de resolver o problema de infertilidade.


 
 
 

Comentários


bottom of page