top of page

Massagem pode auxiliar na infertilidade?

  • Foto do escritor: Dr. Alexandre Farah
    Dr. Alexandre Farah
  • 25 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Massagem faz parte das terapias há muitos séculos e hoje esta prática tem mostrado que ela tem um efeito bastante positivo na saúde do corpo, principalmente por desempenhar uma forma não medicamentosa de incentivar a produção de importantes neurotransmissores que atuam, entre outras coisas, no estresse.


Segundo pesquisa publicada no International Journal of Neurosciences, especializado em neurociências, edição de 2004, cerca de apenas dez minutos de massagem de baixa pressão ajudam a aliviar o estresse do corpo.


O estresse quase sempre acompanha os casais envolvidos em tratamento de fertilidade, causado pela ansiedade e conflitos com expectativas de familiares e amigos, mas ainda que não influencie diretamente no tratamento, o fato da mesma ajudar a liberar substâncias que ajudam no relaxamento, ela consegue trazer bem estar tanto ao homem quanto à mulher no processo de #reproduçãoassistida, tornando o corpo mais relaxado e, assim, mais receptivo aos tratamentos.


Estudos posteriores da mesma entidade apontam que a massagem deve ser feita com pressão moderada para promover a estimulação de Receptores de Pressão, que levam ao aumento da atividade vagal (do nervo Vago) que, por sua vez, parece mediar os diversos benefícios antiestresse observados na massagem terapêutica.

Porém para o sucesso dos tratamentos para a #fertilidade e #reproduçãoassistida eles tem de ser feitos por profissionais médicos plenamente habilitados.

 
 
 

Kommentarer


bottom of page